22/12/2024 02:15

Polo Sindical do Submédio São Francisco celebra 38 anos do Reassentamento de Itaparica e renova luta por direitos dos agricultores

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro de 2024, o Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA comemora os 38 anos da conquista do Reassentamento de Itaparica, marco histórico alcançado através de intensas lutas organizadas pelas Dioceses de Juazeiro, Paulo Afonso (BA) e Floresta (PE), em parceria com os Sindicatos de Agricultores e Agricultoras Familiares da região.

O processo culminou na homologação do Acordo de 86, firmado entre agricultores e a CHESF em 6 de dezembro de 1986, garantindo direitos e dignidade para as famílias reassentadas.

Coincidentemente, neste mesmo dia, os agricultores enfrentam outro desafio: o sexto dia de vigília na subestação de energia do Projeto Brígida, em Orocó-PE. A mobilização busca impedir o desligamento da energia que sustenta os motores de irrigação e abastecimento humano nos Projetos de Itaparica, cuja responsabilidade de pagamento, atribuída ao Governo Federal, acumula um débito superior a R$ 35 milhões.

A luta, fortalecida pela união de igrejas católicas e evangélicas, sindicatos, distritos de irrigação, indígenas e quilombolas, visa a homologação de um Acordo de Cogestão de Itaparica, envolvendo agricultores e os governos Federal, estaduais (Bahia e Pernambuco) e municipais.

“Não estamos pedindo, estamos propondo um acordo de convivência e sobrevivência. Junte-se a nós nessa causa, porque somos todos por Itaparica”, conclama o Polo Sindical.

A mobilização é um lembrete de que, assim como há 38 anos, a união é a força que transforma desafios em conquistas.

Por Redação | Informações e foto são do POLO

Compartilhe:

Fale conosco