No dia 19 de novembro de 2024, a Comunidade Quilombola Borda do Lago, localizada na Agrovila 4 da Reta, entre a zona rural de Petrolândia e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, foi palco de uma importante visita do superintendente do Incra de Petrolina, Sr. Cláudio, acompanhado de sua equipe, formada por César e Bruno. O encontro teve como objetivo compreender os recentes acontecimentos na comunidade e avançar nas discussões sobre os direitos das comunidades quilombolas.
Antes do início das falas, o público foi brindado com uma apresentação cultural do grupo quilombola, destacando a riqueza cultural e a identidade do povo negro. Durante o evento, o superintendente Cláudio reforçou o compromisso do Incra em cadastrar todas as famílias quilombolas da região, integrando-as ao sistema do órgão. Esta medida é parte do esforço do governo federal, que recentemente criou uma diretoria no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltada ao reconhecimento e à valorização dos territórios quilombolas.
Estiveram presentes no encontro diversas lideranças e representantes:
Natan, presidente do Sindicato Rural;
Daniel, diretor de políticas agrícolas;
Lideranças do MST, como Márcio, Auricélio (presidente do Conselho Rural de Tacaratu) e Clebson (diretor regional do MST);
Vereadores eleitos, Professor Evaldo e Delano de Dona Santa;
Vice-prefeito de Tacaratu, Rogerinho;
Daniel Filho, presidente do PT municipal;
Representantes do ICO Mandantes;
Lideranças indígenas das aldeias Taboa e Brejinho da Serra;
Padres Geraldino (pároco de Petrolândia) e Luciano (Diocese de Floresta).
O evento marca um passo significativo no reconhecimento da luta histórica das comunidades quilombolas e no avanço das políticas públicas destinadas à promoção dos direitos desse povo.
Por Redação | Informações, vídeo e fotos: João Paulo (Quilombola)