No Sertão de Pernambuco, a aldeia Taboa Pankararu, em Petrolândia, foi o epicentro de uma celebração memorável em honra ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado na sexta-feira (19). Reunindo não apenas os indígenas locais, mas também representantes de outras aldeias, como Pankararus de Xucuri Kariri da Quixaba (BA), Katokin de Pariconha (AL) – conhecido como Povo Correia -, Kambiwá da Serra Vermelha, Entre Serras de Petrolândia (PE), Altinho de Tacaratu (PE) e Opará de Jatobá (PE), o evento se destacou pela sua diversidade cultural e espírito de união.
As festividades foram marcadas por apresentações culturais, incluindo danças e cantos tradicionais, além de uma deliciosa degustação de comidas típicas da cultura indígena. A presença do Vereador Silvio Rogério acrescentou prestígio ao evento, ressaltando o apoio das autoridades municipais à causa indígena e ao fortalecimento dos valores culturais das comunidades locais.
A iniciativa, liderada pela cacique Josenilda Marques, da aldeia Pankararu Taboa, filha do saudoso Jorge Ernesto, também cacique da aldeia, teve como propósito conscientizar a população sobre a importância da preservação das tradições indígenas e da valorização da diversidade cultural. O evento se revelou como um importante momento de encontro e compartilhamento de experiências entre diferentes etnias, promovendo a união e enaltecendo a riqueza cultural desses povos.
O registro completo do evento, capturado pelo Blog PN Petrolândia Notícias, está disponível para visualização, proporcionando uma imersão nas ricas tradições e na vibrante atmosfera desta celebração que evidencia como a valorização das diferenças pode fortalecer os laços de nossa sociedade.
Confira abaixo o vídeo e fotos e celebre conosco essa bela demonstração de diversidade e união!
VEJA VÍDEO:
VEJA FOTOS:
Por Redação | Fotos e Vídeo: Alex Santos e Ana Paula