26/12/2024 07:32

Infartos aumentaram em todos os estados brasileiros. Em Pernambuco, alta foi de 156%

Compartilhe:

Um levantamento do INC aponta que as internações por infarto do miocárdio aumentaram expressivamente em todos os estados brasileiros e no DF entre 2008 e 2022. Em São Paulo, a média mensal de internações por infarto aumentou 130,55%, enquanto em Minas Gerais o crescimento foi de 115,47%.

O INC divulgou um levantamento nacional indicando um acréscimo de 158,31% no número de internações por infarto no Brasil de 2008 a 2022. A principal conclusão é que o aumento da incidência de doenças coronarianas atingiu todas as regiões do país.

Segundo Dra. Aurora Issa, Diretora do INC, a elevação dos casos de infarto aconteceu em todos os estados brasileiros, independentemente de fatores como tamanho e densidade populacional, nível de urbanização, desenvolvimento econômico-social e renda per capita ou condições climáticas. Ela cita como prováveis causas o envelhecimento populacional e aumento da obesidade.

Tabela mostra situação nos estados – Instituo Nacional do Coração
A médica enfatiza a importância da prevenção às doenças cardiovasculares através da adoção de um estilo de vida saudável e da vacinação contra Covid-19 e gripe. De 2017 a 2021, 7.368.654 brasileiros morreram devido a doenças cardiovasculares.

O Dr. Bernardo Tura, pesquisador do Observatório de Saúde Cardiovascular e responsável pelo levantamento, alerta para distorções nos números de estados como Rondônia e Roraima. Ele esclarece que o levantamento classifica os pacientes por seus locais de residência, não de internação.

O INC é o centro de referência do Ministério da Saúde em tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas e pesquisa e ensino em Cardiologia. Localizado no Rio de Janeiro, celebra em 2023 seu 50º aniversário de fundação.

Do JC/On Line

Compartilhe:

Fale conosco