A nomeação de Gustavo Melo (ex-Ceasa) para a Codevasf em Pernambuco é a parte visível, no momento, do jogo político-eleitoral de 2024 e 2026. Indicado pelo prefeito João Campos, Melo permanecerá no cargo até a estatal ser dividida em duas, solução encontrada para saciar o apetite do PT e, principalmente, do PSB, que queria porque queria a Codevasf inteira, tal como é hoje.
O presidente Lula não se dobrou à exigência do prefeito recifense e aprovou o salomônico esquartejamento: Gustavo Melo assumirá a futura Codevasf, desmembrada da atual, e Evilásio Wanderley, indicado pelo PT pernambucano, será o manda-chuva da estatal no importante polo regional com sede em Petrolina.
O porta-voz do pleito pela Codevasf a Lula foi Sílvio Costa, que, depois da eleição, teve a promessa de ser contemplado com cargo. A dupla Silvio Costa pai e filho é aliada do prefeito João Campos.
O presidente informou aos interessados que o tamanho do PSB já estava bom e que o PT de Pernambuco não teria concorrente na estatal em Petrolina. A insólita divisão da estatal, que também ocorrerá em outros estados, deu fim à disputa. Mas o jogo segue.
O prefeito recifense será candidato à reeleição com o apoio do PT. Isso já está acertado aqui e referendado em Brasília. A etapa seguinte do acordo prevê o apoio do PSB à candidatura petista ao Governo do Estado em 2026, com ou sem a reeleição de João Campos.
PSB e PT estão otimistas com a renovação do mandato do prefeito. Até aí, tudo bem. Os socialistas se fortalecem e, consequentemente, proporcionam musculatura à candidatura do PT e aliados em 2026. Mas, e se o prefeito se animar e “aceitar o sacrifício” de largar o Palácio do Capibaribe e partir para a disputa do Palácio do Campo das Princesas?
Os dois partidos fazem de conta que sequer pensam nessa hipótese. A disputa pela Codevasf, entretanto, evidencia o contrário. Pelo sim, pelo não, João Campos tenta estender os limites municipais de seu atual mandato aos férteis solos político-eleitorais banhados pelo Velho Chico.
Lula conhece bem essas águas e é PHD em duplos palanques pernambucanos. Tudo indica que o jogo está só começando por aqui. A conferir.
Via PE Notícias