A Solenidade de hasteamento das bandeiras é um ato cívico que simboliza a homenagem e o respeito à bandeira nacional e aos valores que ela representa. Na cidade de Petrolândia (PE), esse evento adquiriu um significado especial, uma vez que em 2023 completa-se 35 anos da transição da antiga cidade para a nova Petrolândia.
A cerimônia especial ocorreu na manhã desta segunda-feira (6) em frente à Prefeitura Municipal de Petrolândia, com a participação do vice-prefeito Rogério Novaes (PSD) de autoridades locais, membros da sociedade civil e a presença especial da Banda Adolfo Alexandre de Melo, que abrilhantou o evento com suas belas apresentações.
Durante a solenidade, as bandeiras do Brasil, do estado de Pernambuco e do município de Petrolândia foram hasteadas, enquanto a Banda Adolfo Alexandre de Melo executava o hino nacional, o hino de Petrolândia e outras músicas patrióticas.
O evento contou com discursos de autoridades locais, que destacaram a importância da data para a cidade de Petrolândia, bem como a relevância da bandeira nacional como um símbolo da identidade e da unidade do povo brasileiro.
A Bandeira do Brasil foi hasteada pelo vice-prefeito Rogério Novaes, a bandeira de Petrolândia foi hasteada pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer Maria Helena e Bandeira de Pernambuco foi hasteada pelo secretário de Serviços Urbanos Janailson Avianez – o prefeito da cidade Fabiano Marques esteve ausente na solenidade, por conta que está no Recife acompanhando o tratamento de saúde de sua esposa Aninha.
Ao final da solenidade, os presentes puderam prestigiar uma apresentação especial da Banda Adolfo Alexandre de Melo, que emocionou a todos com suas músicas e seu talento.
Assim, a Solenidade de hasteamento das bandeiras em homenagem aos 35 anos de transição da antiga cidade para a nova Petrolândia foi um momento especial de celebração e reflexão sobre a importância da identidade e da unidade do povo petrolandense, representadas pela bandeira nacional.
Sobre
Em 1988, a cidade de Petrolândia foi desapropriada pela Chesf para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, o que resultou na inundação da antiga cidade. Apesar da perda material e emocional da população, a transferência para uma nova área significou a possibilidade de construir uma nova história e um novo lar para os petrolandenses.
A data da transferência, 6 de março, se tornou inesquecível para os moradores, que celebram o dia com feriado municipal. Nas redes sociais, há páginas e grupos que relembram a história e os momentos da antiga cidade, mantendo viva a memória da Petrolândia antiga.
A Nova Petrolândia, apesar do nome, é reconhecida pelos moradores como a continuação da cidade original. Com uma excelente infraestrutura urbana, incluindo um elevado percentual de ruas pavimentadas, abastecimento de água e tratamento de esgoto, a cidade se tornou uma das mais importantes do Sertão do São Francisco e destaca-se no estado de Pernambuco.
Embora a história da antiga Petrolândia tenha sido marcada pela inundação, os moradores foram capazes de transformar a adversidade em oportunidade, construindo uma nova cidade com qualidade de vida e oportunidades de crescimento. A transferência da cidade foi um marco na história da região e um exemplo de superação e resiliência para toda sua população.
Veja o vídeo:
Por Redação | Fotos: Assessoria da Prefeitura de Petrolândia e Tony Xavier/Vídeo: Assessoria da Prefeitura de Petrolândia
































